Nos últimos anos, a contabilidade tem passado por transformações significativas, uma delas é a adoção do conceito de contabilidade humanizada. Este novo modelo de gestão contábil vai além dos números e relatórios financeiros, trazendo uma abordagem focada nas pessoas e nas suas necessidades dentro das empresas.
A contabilidade tradicional, embora essencial para a saúde financeira das empresas, muitas vezes negligencia o impacto humano no processo de tomada de decisões. No entanto, a contabilidade humanizada propõe uma visão mais ampla, onde o contador não é apenas um guardião das finanças, mas também um parceiro estratégico que compreende e valoriza o fator humano.
Mas afinal o que é um atendimento humanizado?
A comunicação humanizada, trata-se de um posicionamento empático e acessível, que tem, como objetivo, aproximar a relação de uma empresa com seu cliente e, assim, construir uma parceria sólida e duradoura.
Quando há uma abordagem humanizada, é dar atenção a experiência dos clientes, o que não quer dizer que haverá um abandono da tecnologia, mas um equilíbrio entre as mesmas.
A contabilidade humanizada é pautada por uma abordagem que valoriza o relacionamento, a empatia e a comunicação transparente. O contador, nesse cenário, não atua apenas como o responsável pelo cumprimento das obrigações fiscais, mas como um verdadeiro parceiro de negócios. Ele participa ativamente das decisões empresariais, oferecendo uma visão financeira que considera o impacto nas pessoas envolvidas, sejam elas colaboradores, clientes ou fornecedores.
Quais as vantagens de um atendimento humanizado?
- Maior efetividade na comunicação – é conseguir transmitir de forma mais efetiva suas mensagens, levando em consideração o que o cliente quer ouvir e quais soluções ele deseja.
- Preferência dos consumidores por marcas humanizadas – com tantas opções no mercado contábil, alguns aspectos, que antes eram pontos chave na escolha dos clientes, como preço e indicação, deixam de ser diferenciais. Agora, o que chama a atenção é o compromisso que o escritório tem com seus clientes e qual impressão ele mostra a quem está de fora.
Quando o escritório de contabilidade aplica o atendimento humanizado, oferece:
- Atendimento com empatia e escuta ativa – que é enxergar as pessoas com empatia, identificar os sentimentos do cliente e entender o seu problema, prezando por uma escuta ativa
- Uma linguagem acessível – o atendimento humanizado está diretamente relacionado à linguagem informal e acessível, linguagem rebuscada e complexa somente trará problemas, pois há uma grande probabilidade de que seus clientes fiquem com dúvidas e não se identifiquem com a comunicação.
- Apresenta os rostos por trás dos serviços do escritório – Mostrando aos clientes quem são as pessoas que gerenciam e constituem a empresa que é uma ótima maneira de tornar o atendimento humanizado no escritório. Afinal, pessoas se identificam com pessoas.
- Utiliza múltiplos canais de atendimento de forma centralizada – melhora a experiência do parceiro, que tem um atendimento humanizado e contínuo, independente de qual canal utilizado, e dos profissionais do escritório também, pois podem contar com uma plataforma integrada.
Por fim, é possível notar que uma contabilidade humanizada, um atendimento humanizado é uma evolução natural da profissão contábil, refletindo as demandas de um mercado mais consciente e conectado. Ao colocar as pessoas no centro da gestão dos negócios, as empresas criam um ciclo virtuoso, onde o crescimento econômico anda lado a lado com o bem-estar coletivo.
A proximidade do contador é essencial para as empresas que buscam prosperar no mercado atual e que querem adotar também essa abordagem, assim as organizações promovem uma gestão financeira mais estratégica, ética e colaborativa, garantindo resultados sustentáveis e um ambiente de trabalho mais saudável.
Se você ainda não tem uma contabilidade humanizada, e deseja se inserir nesse contexto, trazendo isso para seu negócio, na Prisma Contabilidade nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente e continue acompanhando nossos conteúdo desse blog.