Ícone do site Prisma Contabilidade em Salinas – MG

Desvendando o Imposto de Renda Pessoa Física: Como funciona e como fazer sua declaração

Prisma2023 (122) - Prisma Contabilidade em Salinas - MG

?????????????????????

A Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma obrigação anual para todos os contribuintes brasileiros que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Receita Federal.

 

Consiste na prestação de informações detalhadas sobre os ganhos obtidos ao longo do ano, como salários, aluguéis, rendimentos de investimentos, entre outros. Além disso, é necessário informar despesas dedutíveis, como gastos com saúde, educação, previdência privada, entre outros.

 

Nesse sentido, é fundamental também manter comprovantes de todas as receitas e despesas dos dependentes, bem como os comprovantes dos seus respectivos bens e direitos. Toda essa documentação deverá ser guardada pelo menos por cinco anos, e por precaução, é recomendado que se guarde por pelo menos seis anos.

 

Portanto, todos os anos os contribuintes devem prestar contas à Receita Federal, informando sobre os seus rendimentos recebidos durante o ano anterior, e para 2024, o prazo de entrega estabelecido é de 15 de março até o dia 31 de maio.

 

 

Quais cuidados para fazer a entrega da Declaração

 

Antes de iniciar a declaração, é fundamental reunir todos os documentos necessários, como informes de rendimentos fornecidos pelas fontes pagadoras, recibos de despesas dedutíveis, extratos bancários, entre outros.

 

Demais cuidados importantes:

 

 

 

Quem está obrigado a entrega da declaração no ano de 2024

 

 

 

Importância da Declaração

 

A declaração do IRPF é de extrema importância para a regularização da situação fiscal do contribuinte. Além disso, permite o acesso a alguns benefícios.

 

Assim, para quem não se encaixa na obrigatoriedade, entregar a declaração do IR mesmo sem estar obrigado pode trazer diversas vantagens, dentre elas a criação de um comprovante de renda, que pode gerar um bom relacionamento com a algumas instituições, bancos, emitir ou renovar passaporte, além do recebimento de uma eventual restituição se existente.

 

Aquelas pessoas obrigadas que perderem o prazo de envio podem fazer a transmissão depois, entretanto, pagarão uma multa de, no mínimo, R$165,74, que pode chegar até 20% do valor do imposto.

 

A declaração do Imposto de Renda apesar de ser uma obrigação anual, a mesma gera diversas dúvidas e correrias todos os anos entre os brasileiros. No entanto, isso não precisa ser assim. Ao realiza-la com planejamento e preparação antecipada, logo terá muito mais segurança, tranquilidade e assertividade nesse processo.

 

Agora que você já está por dentro das nossas dicas, não deixe nada para última hora, organize o quanto antes para a entrega  da declaração do Imposto de Renda pessoa física, evitando riscos desnecessários de cair na temida malha fina e incorrer em erros que gerem multas. Na Prisma Contabilidade temos uma equipe especializada para te ajudar! Entre em contato com a gente e evite dores de cabeça!

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile